sábado, 25 de julho de 2015
Infestação de dengue preocupa Saúde de Campo Mourão e previsão para o verão é alarmante
O mais recente levantamento de focos da dengue realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão aponta um índice de infestação de 2,43%, considerado preocupante para essa época do ano. Se a população não colaborar com o combate, a previsão da Secretaria para o período de calor é que a infestação atinja índices alarmantes.
Os dados do levantamento realizado pelo setor de Vigilância Epidemiológica nesta semana, divulgados nesta sexta-feira, indicam que os índices estão cinco vezes maior que os registrados na mesma época nos anos anteriores. Também houve aumento em relação ao levantamento realizado no mês passado.
Segundo o coordenador do Comitê Gestor da Dengue, Carlos Bezerra, as regiões com maior infestação são os jardins Isabel (16,6), Santa Nilce/Jardim Conrado (13,04), Cidade Alta (12,50) Centro (8,89) e Pio XII/Indianópolis (5,19). “Nesses locais nossas equipes já estão trabalhando”, disse Bezerra.
As condições climáticas atípicas (chuva e calor), aliadas a negligência da população, especialmente dos bairros de maior incidência, são considerados os principais responsáveis para o aumento de focos. “Estamos estudando ações emergenciais para minimizar o mais breve possível essa situação, que se não for revertida poderá se tornar caótica no verão”, adverte Bezerra.
De janeiro até agora, o município apresentou 160 casos confirmados de dengue. O levantamento desta semana identificou focos em 32 imóveis, a maioria (54%) no lixo doméstico de residências (plástico, vidro, metal, papelão e sucatas). “É o maior número de focos encontrados nesse tipo de material em relação ao ano passado”, revela Bezerra, ao acrescentar que também aumentou o número de focos em ocos de árvores.
Bezerra lembra que é preciso persistência da população no combate a dengue. “Se cada um cuidar da sua casa e do seu quintal 10 minutos por semana já ajuda muito”, reforça.
Assinar:
Postar comentários (Atom)


0 comentários:
Postar um comentário